Seja bem vindo.

A voz do Basilisco não é tão feia quanto parece.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Estudando no Setor Sul do Gama

       Eu havia estudado entre 1984 e 1988 na Escola Classe 18 que funcionava num prédio de compensados cedido e localizado na área do Quartel de Polícia Militar no Setor  Sul do Gama. A estrutura da escola do meu primário era muito rústica, entretanto, o ensino era incomparavelmente superior ao que minhas filhas recebem nos dias de hoje, mesmo com amplo acesso a tecnologias.
        Na primeira série (1985), fui alfabetizado pelo politicamente correto Professor Jair. Aprendi a ler à base de muito cascudo , beliscão e puxão de orelha. De vez em quando , o Professor parava de escrever e de falar ( e de dar cascudo também) para poder saborear um cigarrinho. Se algum aluno fosse beber água no filtro ao fundo da sala sem pedir autorização...seria devolvido à sua cadeira através de puxões de cabelo e chacoalhadas por toda a sala.Engraçado...aprendi a ler muito rápido.
       A segunda série foi muito tranquila com a educadíssima Professora Carminha. Na 3ª série estudei com a professora Gilca. A formação era tão boa naquela época que uma vez ela mandou chamar a minha mãe para falar que teve que lavar a mão com álcool porque eu tinha desenhado o capeta em uma folha de papel. Fizeram uma reunião onde eu estava com todos os professores da escola ao meu redor, gente que eu nem conhecia, para saber o motivo pelo qual eu tinha desenhado um boneco de chifres. Foi uma  série muito traumática. A quarta série foi fantástica. Grande parte de minha formação devo à Professora Maria do Rosário, afinal de contas, saí do primário sabendo ler e realizar as operações básicas com tranquilidade; coisa rara hoje em dia para um aluno que sai do primário em escola pública.
       Em 1989 , eu seria despejado na 5ª série do matadouro do inferninho, onde aprendi , dentre outras coisas, a matar aula com o Lila, o Dida, Claudionei e meu irmão e a disseminar a história da mulher de algodão.Em 1989 e 1990 eu cursaria a 5ª e a 6ª série numa das piores escolas do Distrito Federal: o antigo Centro de Ensino 09 do Gama, onde além de levar uma "carreira" por dia, receberia chutes socos e teria a nuca queimada por um isqueiro encandescente. A escola existe ainda hoje, localizada entre as quadras 13, 17 e 15 do Setor Sul , no antigamente conhecido "Inferninho". O marginal que me queimou acabou morrendo pouco tempo depois com uma pancada de caibro na nuca enquanto perambulava pela quadra 11.
       A melhor coisa da escola era inventar peças de teatro para apresentar em sala a respeito dos diversos temas que os professores passavam. Uma vez,uma professora pediu para que a gente apresentasse alguma coisa que tivesse algo a ver com arte. A gente cantou uma espécie de funk onde havia um trecho onde um jovem negro apanhava da polícia depois de um arrastão. O trecho dizia: "E o crioulo o que diz?", e na música, uma voz  respondia como quem está levando uma surra: " O que foi que eu fiz?". A gente cantava os outros trechos da letra e esse trecho não muito polido era respondido por um outro aluno negro que se chamava Nelson. A professora achava uma gracinha.
       Em outra ocasião, a professora de Português pediu um trabalho que tratasse de Ecologia.  Não pensamos 2 vezes: eu, meu irmão e mais 2 ou 3 colegas atravessamos a DF 290 e descemos para o cerrado munidos de facões e machados. Fizemos uma devastação extraordinária para meninos de 12 anos. Pequizeiros e Mamacadelas sucumbiram ao nosso desejo de aprendizado,e dessa forma, à tarde durante a aula , transformamos  o recinto sagrado de nossa classe em uma imensa floresta.
       A professora nos deu uma boa nota, afinal de contas, havíamos acabado de ensinar aos nossos coleguinhas a importância de se preservar o meio ambiente.

3 comentários:

  1. hahaha muito bem escrita sua crônica, levei cascudo, chacoalhadas e fiquei com os braços levantados até chorar (elogios até que nunca tive rs) Muito engraçada sua "devastação" para conscientizar. Mas e a pergunta que não quer calar: O que aconteceu com a escola de hoje?

    ResponderExcluir
  2. João tudo bem, vc era menor, como dizem por ai: "nu dá nada". Pode confessar, foi vc quem matou o mala.

    ResponderExcluir
  3. João tudo bem, vc era menor, como dizem por ai: "nu dá nada". Pode confessar, foi vc quem matou o mala.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: