Seja bem vindo.

A voz do Basilisco não é tão feia quanto parece.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bechara fala à Veja sobre Livro aprovado pelo MEC

Em entrevista a Veja, gramático Evanildo Bechara faz pesadas críticas aos que defendem o livro Por uma Vida Melhor

Postado pelo colega do Blog: http://vcartigosenoticias.blogspot.com/2011/05/em-entrevista-veja-gramatico-evanildo.html


Bechara  fala a Veja: Por uma Vida Melhor é um retrocesso Após ter publicado artigo semana passada, onde assumiu uma posição contrária ao  pregado pelo livro "Por uma Vida Melhor", a Veja trouxe em sua mais recente edição uma entrevista nas páginas amarelas com um dos gramáticos mais respeitados do país. Doutor em letras e membro da Academia Brasileira de Letras, Bechara  faz pesadas críticas aos apoiadores  da sociolinguísta,ou seja, aqueles  gramáticos e educadores que acham que é preconceito linguístico corrigir aluno. Essa visão  equivocada, segundo Bechara, põe em risco as chances de ascensão social  de milhões de crianças.  Após uma leitura minuciosa da entrevista de Bechara, o Blog  V&C  escolheu alguns tópicos para seu leitor refletir sobre o tema.


OPINIÃO DE  BECHARA SOBRE O LIVRO  POR UMA VIDA MELHOR:

O livro  Por uma Vida Melhor é um equívoco. Estão confundindo um problema  de ordem pedagógica com uma discussão sociolinguística que valoriza  o linguajar popular. Ninguém discorda que a expressão  popular tem validade como forma de comunicação, entretanto, ela não apresenta vocabulário nem  tampouco estatura gramatical que permitam desenvolver idéias de maior complexidade, tão essencial a uma sociedade que deseja evoluir. Por isso acho que não  cabe às escolas ensiná-las.

ALGUNS DE SEUS COLEGAS GRAMÁTICOS ACHAM QUE A NORMA CULTA É UM INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO DAS ELITES. O QUE O SENHOR ACHA DISSO?

Isso não passa de ortodoxia política. Um grupo de brasileiros tenta, em nome de uma doutrina, subverter a lógica e  desvalorizar o bom  Português

QUAL O PAPEL  DA LÍNGUA CULTA EM UM PAÍS COMO  O BRASIL?

Ela é um componente  essencial para a ascensão social. Qualquer pessoa,  dotada de mínima inteligência, sabe que  precisa aprender a norma culta para almejar melhores oportunidades. Privar brasileiros disso, é o mesmo que negar-lhes a chance de progredir na vida. Um gramático italiano falou uma coisa e eu concordo. Ao se fazer apologia  a expressão popular estão simplesmente segregando as classes sociais através da lingua. O ensino da norma culta é justamente o que ajuda a libertação dos menos favorecidos

COMO O DOMÍNO DA LÍNGUA CULTA PODE CONTRIBUIR PARA O FUTURO DO PAÍS?

Forjando cidadãos para preencher vagas que demandem alta qualificação, algo crucial para a economia. Ao questionar a necessidade do estudo da gramática em  escolas do país, línguistas como Marcos  Bagno e tantos outros, estão nivelando por baixo o ensino do português. Com isso, acabam  reduzindo as chances de milhões de brasileiros aprenderem a se expressar com correção e clareza. Para ocupar um bom lugar no mercado de trabalho é pré-requisito principal que as pessoas não saiam por ai dizendo NÓS PEGA O PEIXE, versão ensinada no livro distribuído pelo MEC.

 A ADOÇÃO  DE PALAVRAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL É EXAGERADA?

Sou a favor de combater os estrangeirismos. Não  faz sentido nenhum dizermos delivery no lugar de entrega ou  Coffee-break  no lugar de intervalo.

A INTERNET ESTÁ EMPOBRECENDO A LINGUAGEM CULTA?

Não vejo  a coisa dessa maneira. Se uma criança for bem instruída na língua culta na escola, ela vai saber utilizá-la quando necessário fora do ambiente da rede. Na internet, de fato, pratica-se uma linguagem peculiar usando símbolos e abreviações no lugar de palavras. Pra mim o perigo da internet é outro e se relaciona com o tempo. As crianças estão passando muito  tempo na frente do computador quando poderiam estar usando parte dele debruçados sobre livros e aprimorando assim o bom português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: