Seja bem vindo.

A voz do Basilisco não é tão feia quanto parece.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Secretaria de Educação Prepara a "Gestão Democrática".

   


Quando muda o quadro político do Distrito Federal, prédios públicos são repintados de azul, de verde ou de vermelho dependendo da legenda dominante, mesmo que essa pintura seja desnecessária. O que importa é a carga ideológica que a ação pode determinar. Ramais telefônicos têm seus números trocados, símbolos, logomarcas e timbres são alterados e muitas vezes as placas de veículos oficiais têm siglas escolhidas de acordo com o sentido personalista. Agora, querem e seguem fazendo a mesma coisa com a Educação, como se doutrinar e ensinar fossem a mesma coisa.
É complicado. Há muita gente confundindo democracia com democratismo. Não existe plano de governo para a área da educação. As constantes mudanças de comando atestam bem isso.As trapalhadas do início do mandato também mostram que eles não estavam sincronizados e que não tinham idéia do que poderia ou não ser feito. Ao contrário da maioria, eu não gostaria que a Secretária Regina e os adjuntos saíssem. Eu gostaria que eles acertassem os passos; que apresentassem projetos e que as discussões fossem feitas em cima desses projetos apresentados; que determinassem qual é a projeção de quantitativo de discentes para 2012 e qual o verdadeiro contigente de professores em regência como efetivos e como CT. Eu gostaria que eles fizessem o papel de locomotiva e não o papel de vagão.
A educação, independentemente de qual partido esteja no poder, tem sido um instrumento político-partidário e não político-social em benefício do Estado. Enquanto for assim, não há salvação.
Nos fóruns e nas escolas, o que mais vemos é professores com orientação política pré-determinada criticando o modelo anterior de GC e elogiando o modelo de GD que ainda nem saiu do papel. O que é isso senão mero proselitismo político?
São 6 meses de Governo. Já deu tempo de ter discutido o PL da GC e tê-lo colocado em votação. Mesmo com a maioria da CLDF dentro do Governo, isso não foi feito. A GC tem problemas? Sim, os tem. E por que o GDF via SEE não trabalhou em cima da Lei que instaurou a GC para corrigi-la e transformá-la em GD?
A SEEDF se comporta como se fosse aquele tipo de sujeito que se casa com uma bela mulher desquitada e que fica o tempo todo exaltando suas características fazendo referências ao ex-marido da mulher. O ex-marido já era!
É hora de mostrar que há algo a ser feito e parar com esse discute-discute, debate-debate , chora-chora e lenga-lenga.
Repito: a GC mudará para GD mas as práticas continuarão sendo as mesmas. Não se iludam.

Reportagem do Correio: http://jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20110713-jornal/pdf/19.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: