Seja bem vindo.

A voz do Basilisco não é tão feia quanto parece.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fim do mundo o escambal!

Um colega um tanto religioso chegou perto de mim esses dias e lançou as palavras proféticas: "Irmão, o fim está próximo." "Próximo o quê?"-perguntei. "O fim dos tempos", setenciou. "Mas de onde você tirou essas conclusões, meu caro"?- insisti. E ele então citou a Bíblia dizendo que perto do fim haveria grandes guerras, terremotos, fome , pestilências etc. Falou ainda que o mundo está ficando pior.
Pobre colega, não sabia ele que as guerras de hoje são coisa pequena frente às guerras de outrora. Na Guerra do Golfo morreram pouco mais de 100 mil pessoas. Na 1ª grande guerra morreram mais de 19 milhões. Na segunda , foram mais de 70 milhões de mortos, praticamente o mesmo número de mortos que Mao produziu na China. As guerras da antiguidade mataram gente que só vendo. Isso sem falar das intermináveis batalhas do Velho Testamento nas quais os filhos de Israel passavam a espada sem piedade em qualquer filisteuzinho que se metesse a besta.
E os terremotos?Em 1556 morreram mais de 800 mil na China num tremor em uma cidade chamada Shaanxi .Lisboa foi destruída em 1755 com mais de 100 mil mortos por conta de um terrível abalo. Há casos recentes de terremotos no México, Chile, Haiti e outros tantos lugares. Continuará havendo pois a Terra está em constante transformação e não porque esteja próximo o fim do mundo.
A produção de alimentos tem crescido. Malthus errou em suas analogias de P.A. e P.G. Não pôde prever os avanços tecnológicos nas ciências biológicas e a implementação dessas tecnologias nas técnicas agrárias. A tendência é que o crescimento mundial se estabilize e que a tecnologia nos ensine a produzir mais degradando menos e em menos espaço.
E as pestilências? Eu nunca tive um vizinho que tenha contraído varíola. Já foi erradicada há muito tempo. Amostras dos agentes patogênicos? Somente em laboratórios especializados.Sarampo, caxumba e rubéola estão pertinho de serem erradicadas.
Como é bom viver numa época em que existe anestesia. Já pensou extrair o apêndice ou fazer uma vasectomia à base de cachaça? Qualquer viagem curta demorava uma eternidade pois os meios de transporte não eram tão diversos e velozes como os de hoje. Hoje tem internet para um contigente crescente que paulatinamente faz uso desse meio de comunicação, informaçoes via satélite , forno de microondas, telefones celulares ,vacinas, remédios produzidos em larga escala, whey protein e outros suplementos alimentares, polivitamínicos...
Além disso, hoje em dia , a gente pode falar mal do Lula, criticar o governador e tantos outros. Se fosse a época do absolutismo, o Rei mandaria e desmandaria e haja guilhotina para tanta cabeça.O mundo não piora. O mundo só melhora. Não há nada em essência que seja muito novo sobre a Terra. Hoje em dia é o melhor dia de todos os tempos. Quem dera viver 10 anos numa época futura.
JT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: